noticias


31/07/2015 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
USP e Scania desenvolvem caminhão autônomo totalmente brasileiro.
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Reprodução

 

A Universidade de São Paulo, em parceria com a fabricante de veículos Scania, desenvolveu um protótipo de caminhão autônomo totalmente brasileiro. A tecnologia foi criada por alunos da Escola de Engenharia de São Carlos e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

O caminhão - um modelo G360 6x4 - recebeu pequenos motores no volante e nos freios, um circuito eletrônico no acelerador, radares e duas câmeras que imitam a atuação do olho humano, além de antenas de GPS no topo da cabine e um sensor na direção que registra o movimento do volante. Um computador é responsável por captar as informações dos sensores e do GPS, interpretá-las e realizar o comando correto para executar a manobra.

De acordo com os pesquisadores, a ideia é aumentar a segurança no transporte, e não eliminar o motorista da cabine. "O sistema autônomo não vai substituir os motoristas, mas foi criado para ajudá-los a cumprir suas tarefas com mais segurança e tranquilidade", explica Denis Wolf, um dos coordenadores do projeto.

Por enquanto, o caminhão Scania circula apenas dentro do campus da USP em São Carlos, mas a expectativa do projeto é criar um veículo capaz de seguir longos percursos de forma autônoma. No transporte rodoviário, por exemplo, o sistema poderá assumir o controle durante parte do trajeto, solicitando que o motorista volte a assumir o comando ao entrar em uma cidade, onde o trânsito é mais complicado.

 

Reprodução

 

FONTE: OLHAR DIGITAL/UOL



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 2384-1036 | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento