noticias


16/06/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
3 regras para participar de várias seleções ao mesmo tempo
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Confira as atitudes recomendadas por especialistas para candidatos a oportunidades de emprego que vão se inscrever em vários processos seletivos.

Inscrever-se em vários processos seletivos é quase uma lei para quem deseja conquistar uma oportunidade profissional logo.

Ansiosos em vestir um crachá de funcionário o quanto antes, deixando para trás o período “sombrio” do desemprego, candidatos apostam na máxima: quanto mais seleções, melhor.

A prática pode, sim, ser eficiente, mas um toque de estratégia é fundamental para aumentar as chances de garantir um bom emprego e não sair com a imagem “arranhada” perante recrutadores e empresas preteridos.

Confira o que indicam os recrutadores para quem está nesta situação:

1. Foco na escolha dos processos

Não há sentido em participar de entrevistas para as quais não há interesse efetivo. “O candidato deve ser seletivo na hora de escolher os processos, para não perder tempo”, diz Frédéric Ronflard, diretor da Robert Walters.

A dica é ter critério em relação à escolha dos processos. “Não importa o número de seleções, mas a pessoa tem que ter foco para conseguir manter a coerência na sua atuação”, diz o coach Homero Reis.

Ronflard concorda. “Não vejo problema em, por exemplo, um contador com experiência em varejo se inscrever em 20 processos para funções de contabilidade em empresas do setor porque ele está indo aonde tem certeza de que tem o perfil requisitado”, diz.

Segundo ele, inadequado seria este profissional mandar seu currículo para empresas em nada relacionadas ao seu perfil e para funções em que ele não preenche os requisitos.

Reis conta que já ter visto muitos candidatos participarem de seleções para um tipo de atividade muito aquém (ou além) de suas competências profissionais. E ele faz um alerta:  uma das competências mais valorizadas atualmente é a capacidade de dizer não e de fazer escolhas. Mostre, de cara, que você sabe fazer isso.

2. Estratégia para conseguir as entrevistas

Mandar currículos aleatoriamente para funcionários de uma mesma empresa é um erro frequente. Evita uma exposição negativa, o profissional que escolhe o canal correto para o envio.Priorize pessoas da sua rede de contatos que estejam trabalhando nas empresas que são seu alvo principal.

Uma tática que dá resultados é priorizarorganizações em que você tenha vontade de trabalhar, que tenha conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Suas chances de conseguir a entrevista de emprego crescem quando há a concentração destas três características.

3. Sinceridade vai contar pontos

 

Quebrar a confiança na relação com o recrutador só vai prejudicá-lo. Você não precisa anunciar logo no começo da entrevista que está inscrito em vários processos seletivos, mas caso esta pergunta surja durante a conversa, não tenha receio em dizer a verdade.“Assim, o candidato já prepara a empresa, caso ela precise fazer uma proposta mais vantajosa”, diz Ronflard.

Fonte: Exame



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento