noticias


06/05/2013 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
BMW assina protocolo para instalar fábrica
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Unidade em Santa Catarina receberá investimento de ? 200 milhões e começa a produzir em 2014

Arturo Piñeiro (à esquerda), presidente do BMW Group Brasil, e o governador de Santa Catarina (centro), Raimundo Colombo, assinam protocolo para instalação da fábrica no Estado.
Após diversos adiamentos que vinham se arrastando desde o começo deste ano, a BMW finalmente assinou com o governo de Santa Catarina o protocolo de intenções para instalar sua primeira fábrica brasileira naquele Estado, com investimento de ? 200 milhões anunciado em outubro do ano passado. O documento foi firmado na segunda-feira, 8, pelo governador Raimundo Colombo e o presidente do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, que assumiu o posto recentemente.

A nova unidade da BMW será construída às margens da BR-101 no município de Araquari, ao norte de Santa Catarina. Segundo Piñeiro, os modelos fabricados no Brasil estarão em circulação até o fim de 2014. A capacidade inicial da planta é de 32 mil veículos por ano. "Com a instalação da fábrica, mais de mil novos empregos diretos serão criados. Será também uma grande oportunidade para a área da educação, geração de emprego, intercâmbio cultural e transferência de tecnologia", disse o presidente do BMW Group Brasil.

Com o empreendimento, em fevereiro a BMW conseguiu sua habilitação no Inovar-Auto como investidora em fábrica de baixo volume de produção, com investimento mínimo de R$ 17 mil por veículo produzido. Com isso, ganhou o direito de importar por ano, sem a sobretaxação de 30 pontos porcentuais extras de IPI, volume equivalente a 25% da capacidade de produção anunciada (8 mil) de modelos similares aos que pretende fazer aqui - provavelmente, Série 1, Série 3 e X1, os mais vendidos da marca no Brasil. A BMW poderá trazer outros 25% da capacidade (mais 8 mil unidades por ano) com o desconto, mas só receberá o IPI gordo de volta após começar a produzir localmente.

Também esteve presente à cerimônia, na capital catarinense, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, um dos principais articuladores nas negociações de novos investimentos do setor automotivo no País. Para ele, a vinda da fábrica da BMW para Santa Catarina tornará a região mais competitiva.

Fonte:
http://www.automotivebusiness.com.br


Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento