noticias


10/05/2013 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Mercado de trabalho aquecido
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Foram anos trabalhando sem carteira assinada. Mas há dois meses, Fabiana Almeida voltou para o mercado formal: foi contratada como assistente de administração.

"A gente tem certeza de que no final do mês aquele valor vai estar depositado na conta. Não é uma dúvida. Contar com aquele dinheiro que todo mundo precisa para se sustentar", alivia-se Fabiana.

Ela conseguiu a vaga na Central de Apoio ao Trabalhador, no Rio, onde todos os dias, centenas de desempregados fazem fila.

Segundo o IBGE, de janeiro a abril deste ano, 87 mil brasileiros passaram a trabalhar com carteira assinada nas seis maiores regiões metropolitanas do país.

O emprego com carteira assinada cresceu mais do que o trabalho informal pelo terceiro mês consecutivo, o que configura um resultado inédito desde 2002, quando o IBGE mudou o método da pesquisa. O dado chamou a atenção, já que os últimos índices mostraram que a economia do país começou o ano mais devagar.

O PIB, soma de todas as riquezas produzidas no país, Cresceu 0,3% no primeiro trimestre, mas não freou o bom desempenho do emprego com carteira. Em abril deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento chegou a 6,4%, contra 2,2% no emprego sem carteira. O trabalho por conta própria caiu 4,3%.

"Isso pode ser resultado do aumento do crédito que tem ocorrido nos últimos meses. Então, há uma expectativa positiva por parte dos empresários em contratar", explica o economista do IPEA Marcelo de Ávila.

Já a renda do trabalhador, tem crescido menos: 0,8% em abril, na comparação com mesmo mês do ano passado.

Para o baiano Jocimar, o importante é estar empregado, com todos os benefícios a que tem direito.

"Depois de um ano e quatro meses é só alegria agora. Só pensar em trabalhar. Posso planejar um bom futuro agora", diz Jocimar.

Fonte:
http://jornalnacional.globo.com



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento