noticias


16/05/2013 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Brasil é mercado promissor para Jaguar Land Rover
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Com crescimento das vendas, marcas promovem ações para estreitar relacionamento com cliente

Jaguar F-Type, esportivo de dois lugares que chega em setembro no Brasil e o recém-lançado Land Rover Vogue
A decisão da Jaguar Land Rover em construir uma fábrica no Brasil  se torna mais urgente quando se analisa o desempenho das marcas no mercado local. Em 2012, somando as vendas de ambas no mercado global, a América Latina representou 4% das vendas, o mesmo índice para mercados mais maduros como Alemanha e Itália. No ano passado, foram entregues 357,7 mil Jaguar e Land Rover em todo o mundo, um aumento de 30% na comparação com as vendas totais do ano anterior.

No Brasil, as duas marcas de luxo venderam 8.212 unidades em 2012, sendo 8,1 mil Land Rover e 50 Jaguar, alta de 6,3% e 0,04% sobre 2011, respectivamente. No primeiro quadrimestre deste ano, a Jaguar já superou o volume de venda de todo o ano passado, com 84 unidades entregues em quatro meses, enquanto a Land Rover contabiliza 3,3 mil unidades vendidas entre janeiro e abril. O desempenho é reflexo das cotas de importações sem a majoração dos 30 pontos porcentuais no IPI.

A média de vendas da Land Rover subiu de 674 veículos por mês em 2012 para 831 veículos/mês em 2013, um crescimento de 23,3% nesta comparação.

"É um resultado excepcional diante do cenário em que se coloca todas as barreiras de importação e carga tributária para carros importados", enfatizou Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe.

De acordo com os dados apresentados pelo executivo, no mercado premium de SUV, a Land Rover acumula participação de 57% nas vendas do primeiro quadrimestre sobre fatia de igual período do ano passado, quando o índice era de 54%. No mercado premium que a Jaguar atua no Brasil, seu share subiu de 5% para 19% na mesma base de comparação. Sua média de vendas mensais saltou de 4,5 veículos por mês em 2012 para 23 veículos por mês em 2013.

Para Padovan, a tendência do mercado de luxo no País é de crescimento e no caso da Jaguar e Land Rover, este avanço está baseado na expansão da rede, atendimento personalizado, estreitamento nas relações com o cliente e com a vinda de novos produtos. Atualmente a gama Land Rover no País conta com cinco modelos: o mais recente Range Rover Vogue, lançado em março deste ano  Range Rover Evoque, Range Rover Sport, Freelander 2 e Discovery 4. A Jaguar também oferece cinco modelos, XJ, XKR, XKR-S, XFR e o novo esportivo F-Type de dois lugares, que chega por aqui em setembro.

Sem arriscar projeções de venda para o ano ou índice de crescimento para as duas marcas que preside, Padovan se limita a dizer que haverá "um salto estupendo com volumes altos de vendas".

Para sustentar o crescimento iminente, a empresa adota ações para estreitar a relação com o cliente, principalmente o da Jaguar. Após assumir 100% das operações da marca no Brasil em novembro de 2012 (desde a década de 1970 a empresa SHC, de Sérgio Habib, era o importador oficial da Jaguar no País e mantinha três concessionárias: duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro) a marca inaugurou cinco concessionárias, aumentando para oito o total de revendas no País. As novas casas atendem São Paulo (agora com 3 revendas), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e João Pessoa (PB). Este ano, até abril, a Land Rover abriu mais quatro concessionárias, atingindo 34 revendas no País - em 2012 encerrou o ano com trinta revendas.

"Estamos estreitando os laços com o cliente, por meio de uma comunicação mais eficaz, com a ajuda das redes sociais e uma nova gestão de posicionamento no mercado. A Jaguar era vista como um produto inacessível, pouca gente sabia que poderia comprar um Jaguar por R$ 230 mil e a comunicação passou a ter um papel fundamental nessa nova fase", argumentou.

Entre as ações, a empresa realiza anualmente, desde 2009, o Fast Drive, que consiste no teste drive dos modelos da Land Rover em circuito fechado, para promover a marca para um público em potencial. Neste ano, o evento acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, de quinta-feira, 16 até domingo, 19. Pela primeira vez, os participantes também poderão dirigir os modelos da Jaguar.
 
Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br


Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento