noticias


06/06/2013 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
MAN e Comlurb testam híbrido na coleta de lixo
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Caminhão será usado durante três meses na cidade do Rio de Janeiro

 

A MAN Latin America e a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) colocarão em teste durante três meses nas ruas na cidade do Rio de Janeiro o primeiro caminhão híbrido de coleta de lixo do Brasil. O veículo vai rodar em nos arredores do estádio do Maracanã e será submetido a avaliações periódicas de sua performance. A expectativa é de que ele alcance uma economia de até 15% no consumo de combustível.

O caminhão híbrido 6x2 ainda é um protótipo. Ele utiliza o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. Segundo a MAN, essa tecnologia tem um de seus melhores índices de reaproveitamento quando o veículo é submetido a uma aplicação "anda e para", como a de coleta de lixo.

O grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia. Enquanto outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, a MAN optou pelos acumuladores hidráulicos, que duram mais e ainda tem uma capacidade de resposta mais rápida, disponibilizando toda a energia captada para partida do veículo instantaneamente.

O Grupo Volkswagen já mantém parceria com a Comlurb há algum tempo. Os veículos Volks representam 90% da frota da companhia, que agora é ampliada com a aquisição de 15 novos veículos para a coleta de lixo. A Comlurb recolhe nove mil toneladas de lixo por dia, operando quase 700 caminhões

Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento