noticias


25/11/2013 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Foton atrai mais de 150 fornecedores à fábrica no RS
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Cerca de 150 empresas instaladas no Rio Grande do Sul compareceram, na segunda-feira, 25, ao primeiro encontro de negócios com a montadora chinesa Foton, que em agosto anunciou a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba com investimento aproximado de R$ 250 milhões. 

O evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), sede da rodada de negócios, e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) levou a empresa a anunciar um novo encontro para janeiro. 

Na abertura, o secretário adjunto de desenvolvimento e promoção do investimento, César Rech, revelou que até o fim da semana o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deve confirmar o enquadramento da Foton no Inovar-Auto, programa de incentivo federal à indústria automotiva. 

"O enquadramento significará o início efetivo do processo de instalação da montadora no Estado", afirmou Rech, ressaltando que a atração da empresa chinesa se soma aos resultados da política industrial criada pelo governo estadual, que tem o setor automotivo entre os 23 considerados estratégicos. O secretário adjunto destacou ainda que o governo encaminhou à assembleia legislativa o projeto de lei que cria o regime automotivo próprio para caminhões. 

O diretor executivo da Foton, Márcio Vita, revelou surpresa com o interesse despertado. "Não esperava tanta procura, até pelo pouco tempo de organização. O retorno foi tão grande que faremos uma nova rodada em janeiro, talvez mais focada em determinados segmentos", anunciou. 

Neste primeiro encontro foram agendadas 100 reuniões, ante uma previsão inicial de 75. Mesmo empresas não incluídas compareceram para fazer cadastro com a montadora, interessadas em contatos futuros. Conforme Vita, a Foton quer aproveitar o potencial dos fornecedores e da mão de obra gaúchos, um dos fatores que levaram a empresa chinesa a optar pelo Estado. 

Para tanto, abrirá semana que vem um escritório em Porto Alegre. Além disso, o gerente de engenharia e desenvolvimento da montadora, Leandro Lucki Gedanken, ficará no Rio Grande do Sul esta semana, em visitas a fabricantes de autopeças de Caxias do Sul. A procura por inscrições surpreendeu também a gerente da Indústria do Sebrae/RS, Danyela Pires. "As rodadas sempre atraem muito interesse, mas desta vez foi demais." Ela acredita que a oportunidade de negócios tenha ficado clara por se tratar de um setor em que o Estado já tem know how. 

O coordenador da gerência técnica da Fiergs, Paulo Dias, ressaltou a importância do evento para a entidade, uma vez que aproxima a indústria local de uma empresa internacional. A Foton importará inicialmente cerca de 3 mil caminhões, conforme cota do Inovar-Auto. A partir de 2015 iniciará a produção de caminhões em Guaíba. Os modelos fabricados no Estado terão de 3,5 até 24 toneladas. A capacidade produtiva será de 21 mil unidades ao ano. 

Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá o mercado local e exportações para a América do Sul, África e vai gerar 300 empregos.

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento