noticias


14/01/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Volkswagen Up! brasileiro ganha nota máxima no Latin NCAP
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

O Latin NCAP, programa que avalia desde 2010 a segurança de carros novos vendidos na América Latina, divulgou na segunda-feira, 13, novos resultados de sua quarta fase de testes. Desta vez, foram analisados a pedido de suas próprias fabricantes os modelos Volkswagen Up! e Renault Clio Mio. 

O Up!, que a Volkswagen começou a montar este mês em Taubaté (SP) e passará a vender entre o fim de fevereiro e início de março no País, consagrou-se como o primeiro compacto da região a ganhar cinco estrelas, a nota máxima, no quesito de proteção aos adultos. A estrutura do carro, que leva dois airbags dianteiros, se mostrou estável após colisão frontal a 64 km/h e lateral a 50 km/h. O hatchback de quatro portas apresentou boa proteção tanto para o motorista quanto para o acompanhante em todas as regiões críticas dos corpos dos bonecos, como cabeça, pescoço e peito. 

Equipado também com sistema Isofix, para fixação de cadeirinha infantil, o Up! foi avaliado com quatro estrelas no quesito de proteção às crianças. O veículo adverte, inclusive, sobre os perigos associados à instalação de uma cadeirinha infantil atrás do banco do acompanhante com airbag ativado. 

"O Latin NCAP tem o prazer de ver um carro compacto obter a classificação de cinco estrelas. Isso demonstra que um bom desempenho em segurança não é luxo, mas que é algo perfeitamente possível para carros pequenos, de valores acessíveis focados no mercado massivo. A pontuação obtida para a proteção da criança também evidencia um avanço e ressalta a importância da disponibilidade de cadeirinhas infantis com sistema Isofix mais seguras e fáceis de usar", comentou em nota María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP. 

Vale destacar que o teste do Up! foi patrocinado pela Volkswagen e, como o carro ainda não está à venda, segundo os critérios do Latin NCAP o veículo é escolhido por um auditor da entidade em qualquer área do local de produção (a fábrica de Taubaté), em meio ao lote que se encontra pronto para ser embarcado às concessionárias. Quando isso acontece, a organização tem por norma refazer o teste de colisão quando o modelo já estiver sendo vendido.

CLIO MIO 

O Clio Mio, fabricado na Argentina, também passou pelos mesmos crash-testes a pedido da Renault. Uma versão anterior do carro, sem airbags, já tinha sido avaliada no ano passado pelo programa e ficou sem nenhuma estrela sequer no quesito de proteção aos adultos, por causa da instabilidade da carroceria, e levou apenas uma estrela em relação à segurança das crianças, pois apresentava baixa compatibilidade para fixação da cadeirinha infantil. 

Segundo Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP, a montadora francesa passou a fabricar uma nova versão, já vendida no Brasil, com airbag duplo e porta do motorista reforçada. Como resultado, o novo carro foi classificado agora com três estrelas para proteção aos adultos e manteve a mesma estrela em relação à segurança das crianças. 

Furas admite que as exigências do Latin NCAP vão além do que o Clio pode oferecer hoje, mas comemora o avanço: "Estamos satisfeitos com a melhoria da Renault em relação ao desempenho da segurança do Clio Mio, depois de seu resultado ruim de zero estrela obtido no ano passado. A melhoria na estrutura e a instalação de airbags contribuíram. A ação realizada pela Renault comprova a efetividade do Latin NCAP para incrementar os níveis de segurança nos veículos à venda na região, demonstrando os benefícios da cooperação com os fabricantes de carros." 

O diretor Alejandro Furas promete divulgar novos testes de modelos vendidos na América Latina em julho. 

Assista aos testes do Latin NCAP com Volkswagen Up! e Renault Clio Mio: 

 

Confira os desempenhos de todos os veículos testados pelo Latin NCAP na fase quatro: 

 

 

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento