noticias


10/04/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Ford inaugura fábrica de motores na Bahia.
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

A Ford inaugurou na quarta-feira, 9, a primeira fábrica de motores localizada no Nordeste do País - assim como também foi ela a primeira a produzir carros na região, há 13 anos. Com capacidade para 210 mil unidades/ano, a planta foi construída em um prédio totalmente novo, de 24,5 mil metros quadrados, dentro do complexo industrial da Ford em Camaçari (BA). Inicialmente, vai abastecer somente a linha de produção do novo Ka (hatch e sedã), que será lançado a partir de agosto com o novo motor 1.0 de três cilindros, desenhado para ser o mais potente da categoria no mercado brasileiro, com 85 cavalos quando abastecido com etanol. A unidade gerou 300 empregos diretos e consumiu R$ 400 milhões do programa de investimento da montadora no Brasil, de R$ 4,5 bilhões entre 2010 e 2015. 

"Com esta fábrica damos mais um passo importante para globalização de nossos produtos no mercado brasileiro e para produzir o segundo carro global da marca projetado por nossa engenharia brasileira", disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, referindo-se ao novo Ka - que chega após o EcoSpport global lançado em 2012. "O plano inicial é fornecer motores para os veículos feitos aqui, mas outras opções podem surgir para abastecer outras unidades da Ford", admitiu. 

O novo motor de três cilindros produzido em Camaçari é da mesma família do EcoBoost 1.0 lançado em 2013 pela Ford na Europa e China, com até 130 cavalos, para equipar modelos como o New Fiesta, Focus e o próprio EcoSport. Porém, a versão brasileira não tem o Eco (injeção direta de combustível) nem o Boost (turboalimentação), por isso é menos potente. Mas fontes de mercado asseguram que a Ford também produzirá a versão turbinada no Brasil, para equipar versões topo de gama de seus modelos, hoje quase iguais aos feitos na Europa. 

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento