noticias


13/05/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
VW e Daimler lideram inovação automotiva
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Os grupos Volkswagen e Daimler lideraram por larga margem e pelo segundo ano consecutivo o ranking dos fabricantes de veículos mais inovadores do mundo, de acordo com estudo feito em conjunto pelo instituto independente alemão Center of Automotive Management (CAM) e a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC).

O levantamento monitorou no ano passado 18 montadoras globais que controlam 53 marcas, comprovando também a liderança dos alemães nos principais avanços tecnológicos do setor automotivo: do total de 1.010 inovações apuradas no universo da pesquisa em 2013, as companhias alemãs fizeram 41% delas, quase o dobro à frente do segundo lugar, ocupado pelos fabricantes japoneses, com 22%. 

Dos cinco fabricantes que adotaram mais inovações em 2013, segundo o CAM, os três primeiros são alemães: pela ordem, Volkswagen, Daimler, BMW, General Motors e Toyota. E das cinco marcas que somaram mais inovações, quatro são alemãs: também pela ordem, Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen, Audi e Ford. 

Na semana passada o instituto entregou em Frankfurt, Alemanha, o prêmio Automotive Innovations 2014. O Grupo Volkswagen subiu do segundo para o primeiro lugar e conquistou o troféu de fabricante com 229 inovações apuradas em 2013, sendo que 28 delas foram lançamentos mundiais, mostrados ao público pela primeira vez. É o maior volume de incorporações de avanços tecnológicos desde a primeira avaliação do CAM, em 2005. 

O grupo, que tem 11 marcas em seu portfólio, teve a lista de inovações liderada pela Audi. Também foi o fabricante que apresentou o maior número de evoluções em propulsão convencional, com o lançamento de motores mais eficientes em suas diversas linhas de produtos; e também foi o melhor em propulsão alternativa, após colocar à venda versões elétricas dos Volkswagen Golf e Up!, enquanto a Porsche lançou o Panamera S Hybrid, o primeiro modelo de alto luxo com sistema híbrido elétrico plug-in (pode ser ligado à tomada para recarregar suas baterias). Por pequena diferença, o Grupo Daimler ficou logo atrás nessas duas categorias de inovações e à frente da BMW. 

A Mercedes-Benz foi a marca que individualmente mais incorporou inovações, o total de 118, sendo 38 novidades mundiais, que vieram junto com os novos Classe S, E e C lançados em 2013. Puxam a lista os novos sistemas inteligentes de segurança da marca alemã, a maioria introduzida no novo Classe S, que entre outras tecnologias de ponta traz radares, sensores e câmeras que funcionam como motoristas biônicos para acionar frenagem automática e assistência de direção que recoloca o carro no rumo certo. Por isso o Grupo Daimler liderou os avanços em segurança com 42 inovações, à frente de BMW em segundo e Volkswagen em terceiro com menos da metade desse número. 

O Grupo Daimler também foi o mais inovador na categoria de conceitos de novos veículos, à frente de Volkswagen e Toyota (nesta ordem). Ajudaram na conquista a introdução no mercado de carros com os melhores índices de arrasto aerodinâmico de suas categorias, como o CLA, GLA e o novo Classe S. 

TENDÊNCIAS

A maioria das novidades detectadas em 2013 pelo CAM está no campo da conectividade e da segurança. No total, foram listadas 268 inovações em sistemas de segurança ativa e passiva, 27% do total apurado no estudo, incluindo 43 lançamentos mundiais. O número significou um novo pico de evoluções nessa área, bem à frente das 80 inovações registradas em 2008. 

"Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês) são o futuro; podem evitar acidentes antes que eles aconteçam. Os fabricantes alemães estão construindo sua liderança tecnológica dentro desse campo emergente", avaliou Stefan Bratzel, coordenador do estudo no CAM, durante a cerimônia de premiação. "Em tempos de grandes mudanças na indústria automotiva, um nível alto de inovação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma condição-chave para o sucesso, um pré-requisito central para lucratividade e para assegurar empregos, e não só na Alemanha", destacou. 

FORNECEDORES

Pela segunda vez, o prêmio Automotive Innovations do CAM reconheceu alguns dos maiores fornecedores da indústria automotiva global. Na categoria eletroeletrônica, a premiada foi a alemã Bosch, com 26 inovações e alto índice de reconhecimento entre seus clientes. A também alemã ZF recebeu o troféu pelo maior número de avanços no segmento de chassis. A francesa Faurecia foi a mais inovadora em interiores. A americana 3M levou o prêmio na área de carroceria e exteriores pelo desenvolvimento de proteções para pintura. E pela contribuição nos avanços dos motores a combustão, foi reconhecida outra americana, a Borg Warner, pelo fornecimento de turbocompressores que vêm ajudando a aumentar a eficiência da propulsão convencional. 

"Três das cinco premiadas não são empresas alemãs, o que pela nossa perspectiva demonstra o fortalecimento da cadeia global e o claro objetivo dos fabricantes alemães de veículos de trabalhar com os melhores fornecedores de cada segmento", avaliou Felix Kuhnert, líder da área automotiva da consultoria PwC na Alemanha e Europa, parceira do CAM na realização do estudo. 

Para escolher os fornecedores mais inovadores, foram consideradas inscrições de iniciativas das 100 maiores empresas do setor, que foram cruzadas com uma pesquisa junto às montadoras para levantar a força inovadora de sua cadeia de suprimentos. "A posição de liderança em inovação dos fabricantes alemães está baseada em boa medida aos seus fornecedores, que seguem os mesmos padrões de qualidade premium da indústria alemã", acrescenta Kuhnert.

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento