noticias


28/05/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Governo federal aprova aumento do biodiesel ao diesel
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

O governo federal anunciou na quarta-feira, 28, que a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor final será elevada de 5% para 6% a partir de julho. Em novembro, o percentual aumentará para 7%. A alteração será feita por meio de medida provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional. 

A presidente Dilma Rousseff disse que a medida vai permitir o pleno uso da capacidade de produção de biodiesel no País, reduzindo a importação do óleo diesel, além de beneficiar agricultores familiares com geração de renda. Segundo a presidente, cada ponto percentual a mais da mistura do biodiesel ao diesel corresponde a uma redução de importação de 600 milhões de litros de óleo diesel. 

"A elevação desse percentual está perfeitamente aliada à política brasileira de diversificação energética, com ênfase em energia renovável e limpa. Essa ampliação possibilitará redução da emissão de 23 milhões de toneladas de gás carbônico até 2020, posicionando melhor o Brasil nas metas com as quais se comprometeu diante da ONU (Organização das Nações Unidas)," disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao anunciar os novos percentuais. Ele acrescentou que, com a mudança, o País deixará de importar 1,2 bilhão de litros de diesel por ano. 

O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura, em 2008, e, em 2010, subiu para 5%, depois disso não haviam ocorrido mudanças. 

A presidente Dilma Rousseff acredita que a medida não vai gerar impacto significativo na inflação. "Não podemos desconhecer que cada vez que introduzimos combustível na matriz precisamos avaliar o efeito sobre os preços, sobre a inflação, porque, senão, seríamos inconsequentes. Temos certeza, por todo os dados, que nessa conjuntura presente não há impacto significativo nos preços. Aliás, o impacto é muito residual e isso também mostra que, pelo lado do uso do biodiesel, não estamos onerando o conjunto da população brasileira, o que é muito relevante", explicou Dilma.

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento