noticias


23/06/2014 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Ford e Heinz pesquisam plástico de casca de tomate
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Uma parceria entre a Ford e a Heinz, tradicional fabricante de ketchup, pesquisa o desenvolvimento de um novo tipo de plástico feito a partir de uma matéria-prima nada comum ao setor automotivo: o tomate. Segundo as empresas, o material feito a partir da pele do legume é 100% sustentável e poderá ser utilizado na confecção de componentes como braçadeiras para fios e porta-objetos usados nos carros da montadora. 

"O objetivo é ter novos materiais, fortes e leves, para reduzir o impacto ambiental dos derivados de petróleo. Estamos investigando se esse subproduto do processamento de alimentos faz sentido em uma aplicação automotiva. Há quase dois anos, a Ford iniciou uma parceria com a Heinz, a Coca-Cola, a Nike e a Procter & Gamble para o desenvolvimento de um plástico 100% à base de plantas capaz de ser usado em vários tipos de produtos, de tecidos a embalagens, em substituição a materiais atuais à base de petróleo", diz Ellen Lee, especialista em pesquisa da Ford.

A pesquisa faz parte da estratégia global de sustentabilidade da montadora baseada no conceito reduzir, reutilizar e reciclar ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento de veículos mais eficientes no consumo de combustível em todo o mundo. A empresa conta com parcerias, que por sua vez, como no caso da Heinz, buscam maneiras de reciclar e reutilizar as cascas, caules e sementes dos mais de 2 milhões de toneladas de tomates que a empresa usa todos os anos para produzir seu ketchup. 

"Estamos muito satisfeitos que essa tecnologia tenha sido validada. Embora a pesquisa ainda esteja nos estágios iniciais, ficamos animados com os avanços que ela pode trazer tanto para Heinz como para a Ford", comemora Vidhu Nagpal, diretor adjunto de pesquisa e desenvolvimento de embalagens da Heinz. 

Entre os materiais diferenciados que a Ford já utiliza em sua produção, estão componentes de console reforçados com fibra de celulose de capota elétrica feitos com casca de arroz, entre outros feitos de coco, carpetes e tecidos feitos com algodão reciclado e bancos e apoios de cabeça com espuma fabricada a partir da soja.

Fonte: Automotive Business



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 9-9208-9621 (WhatsApp) | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento