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27/06/2014 -
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Honda usa novo simulador virtual 3D para realização de crash-tests
 
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A Honda, montadora com a maior quantidade de carros no Top Safety do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos - dentre eles, Accord sedã e cupê, Civic sedã, minivan Odyssey, Acura RLX e Acura MDX -, dá mais um importante passo para aumentar o nível de segurança de seus modelos. 

A fabricante japonesa, que faz análises virtuais veiculares desde 1998, é pioneira na utilização de um novo pacote de software tridimensional que permite fazer com mais precisão inúmeros testes de impacto virtuais e tomar medidas corretivas durante o projeto do veículo sem necessariamente precisar batê-lo quando pronto. 

A tecnologia de visualização, que foi inicialmente concebida para a indústria da animação e do cinema, foi adaptada para a indústria automobilística pela Honda em parceria com a R&D Americas, braço de pesquisa e desenvolvimento da Honda na América do Norte, e com a 3DXCITE, empresa recém-criada pela Dassault Systèmes após aquisição da RTT. 

Os engenheiros da Honda desafiaram os desenvolvedores da 3DXCITE a integrarem o software DeltaGen com o programa CAE LS-DYNA de simulação de acidente da Honda para chegar a este novo pacote de tecnologia, que entrega uma representação em 3D detalhada da simulação. "Esta tecnologia não teria se tornado uma realidade sem a visão e a liderança de engenheiros da Honda", disse Tom Celusnak, arquiteto de soluções da 3DXCITE. 

O pacote de softwares 3D permite na prática que os engenheiros da Honda estudem com mais facilidade e precisão os resultados de um crash-test, manipulando a imagem em qualquer direção, testem diferentes abordagens de design e engenharia, tirando ou agregando componentes, e implementem mudanças no projeto do veículo sem que ele tenha saído do papel. Tudo isso é feito com mais rapidez e eficiência. Testes que duravam semanas agora podem ser feitos em poucas horas. Autopeças também podem analisadas separadamente. 

"Esta ferramenta vai assegurar uma compreensão mais completa da segurança veicular entre todos os engenheiros envolvidos em nosso processo de desenvolvimento de veículos", explica Eric DeHoff, técnico líder de CAE no Grupo Honda R&D Americas. O executivo conta que até mesmo a barreira que entraria em contato com o carro pode ser criada no ambiente virtual para que os efeitos imediatos de um acidente sejam vistos de vários ângulos, incluindo o comportamento no banco do motorista. 

A exatidão entre a simulação virtual realizada com a nova tecnologia 3D e o teste real com o mesmo carro: 

Fonte: Automotive Business



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