noticias


24/03/2015 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Pirelli será comprada por ChemChina.
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

 

A maior empresa química da China, aChemChina, anunciou na segunda-feira, 23, a compra da Pirelli em um negócio acordado em ? 7,1 bilhões entre a empresa e a fabricante de pneus italiana, conforme comunicado divulgado pela companhia chinesa nesta data. A informação havia sido revelada em um artigo do jornal italiano Corriere della Sera, publicado no dia 19 de março e chegou a ser negado pela Pirelli em comunicado.

Contudo, o acordo agora confirmado prevê que a China National Tire & Rubber, divisão da ChemChina responsável pela fabricação de pneus, comprará 26,2% das ações sociais que a holding italiana Cam Finanziaria (Camfin) detém na Pirelli e que lançará posteriormente uma oferta de aquisição obrigatória pelo restante dos papeis. 

A oferta será lançada a ? 15 euros por ação, o que avalia a empresa italiana em ? 7,1 bilhões, excluindo sua dívida líquida de quase ? 1 bilhão consolidada no fim de 2014. O acordo prevê que a ChemChina deverá manter, pelo menos, 50,1% da Pirelli e a Camfin, 49,9%. A transação está sendo avaliada como a maior compra de uma empresa italiana por uma de origem chinesa, mas ainda está sujeita às aprovações das autoridades governamentais chinesas e estrangeiras. 

O negócio dará à estatal chinesa acesso à tecnologia para fabricar pneus premium, que podem ser vendidos a margens mais elevadas. Por outro lado, conferirá à Pirelli um impulso no mercado chinês.

"A parceria com um player global como a ChemChina, através de suas afiliadas, representa uma grande oportunidade para a Pirelli. A aproximação dos negócios com a CNRC (China National Tire & Rubber) é uma garantia e visão estratégica de desenvolvimento e estabilidade para a Pirelli", afirmou em comunicado o CEO e presidente do conselho de administração da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, que é coproprietário da empresa. 

Segundo o acordo, o executivo permanecerá à frente do conselho enquanto a ChemChina vai nomear um novo presidente. 

"Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de nos juntarmos com Marco Tronchetti Provera e sua equipe para continuar a construir juntos uma organização de reconhecimento mundial", comemorou Jianxin Ren, chairman da ChemChina. 

A ChemChina pretende tornar a Pirelli uma empresa privada, retirando-a da bolsa de valores de Milão. Pelo acordo, a fabricante manterá sua sede na Itália e poderá ser realistada na bolsa em quatro anos.

 

FONTE: AB



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 2384-1036 | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento