noticias


25/03/2015 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
Borghetti aposta em bons negócios para 2015.
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Gerson Ribeiro, gerente comercial e de marketing da Borghetti Turbos, empresa de capital nacional de São Marcos (RS) especializada no desenvolvimento e produção de turbos e também conhecida pelo nome de seus produtos (Master Power), não compartilha do pessimismo de grande parte das empresas de autopeças que atuam no País. Com um portfólio voltado em 95% para o segmento de aftermarket, ele tem a expectativa de repetir em 2015 o volume de vendas obtido em 2014, da ordem de 10 mil a 12 mil equipamentos por mês, o que garante uma participação expressiva no setor, que tem a presença de BorgWarner, Garrett, Mahle e Holset, entre outros concorrentes. 

"Haverá algum sacrifício da rentabilidade", reconhece Ribeiro, lembrando no entanto que as exportações estão sendo favorecidas pela desvalorização do real. As vendas ao exterior representam 35% da produção da Master Power, que atende clientes em mais de cinquenta países. 

Ele explica que um turbo para aplicação em motores diesel tem vida útil de dois anos e meio, o que torna bastante atraente o segmento de reposição. "O ciclo de trabalho dos motores diesel atuais exige muito dos componentes, com giro elevado das turbinas e altas pressões, levando a um desgaste expressivo". Já no caso do ciclo Otto os turbos chegam a durar o dobro.

A Borghetti, que investe bastante em tecnologia de produto e desenvolvimento, a ponto de ser comparada a suas concorrentes internacionais, fabrica integralmente os turbos, a partir da fundição. Os rotores podem ser de inconel (estes na chamada parte quente do turbo) e em alumínio fundido ou fresado, ou titânio também fresado (na parte fria do turbo). "Estamos fornecendo turbos para atender a legislação Euro 5 aqui e em outros países", observa Ribeiro. 

Além de estar se preparando para atender também o segmento OEM de turbos diesel, a empresa está de olho nas oportunidades que surgirão com o desenvolvimento de motores turbinados do ciclo Otto, especialmente com os projetos de downsizing que levam à utilização de turbinas para garantir melhor eficiência aos propulsores. Nesse campo, a Borghetti já possui experiência, advinda do suprimento de turbos para competições.

 

FONTE: AB



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 2384-1036 | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento