noticias


16/04/2015 -
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d
São Paulo eleva participação na produção nacional de veículos.
 
fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Da produção nacional de veículos de 2014 - 3,14 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus (leia aqui), 45,3% ou 1,43 milhão de unidades saíram das linhas de montagem localizadas em São Paulo, representando aumento de 2,5 pontos porcentuais com relação à participação de 42,8% verificada em 2013. 

De acordo com a Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do governo estadual, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento econômico, ciência, Tecnologia e Inovação, o resultado indica que São Paulo foi o único entre os três principais produtores do País - São Paulo, Minas Gerais e Paraná - a aumentar sua participação, considerando os três últimos anos, citando dados da Anfavea: 

"Esses resultados provam que São Paulo continua sendo o principal celeiro do mercado automotivo brasileiro", comenta Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

De acordo com o executivo, a evolução em processos produtivos, tecnologia, inovação e desenvolvimento de produtos beneficiaram o setor durante o ano passado: "Multinacionais instalaram ou expandiram operações em São Paulo e novas unidades industriais foram inauguradas, o que possibilitou a retomada do porcentual de participação na produção nacional que o estado apresentava no fim da década passada".

A Investe SP intermediou 22 projetos do setor automotivo em São Paulo até o momento, entre eles as fábricas da Hyundai, em Piracicaba, e a segunda unidade da Toyota, em Sorocaba. Em 2104, cinco planejamentos assessorados pela agência iniciaram suas operações: Chery, em Jacareí, a ampliação da estamparia da Hyundai e o laboratório de motores da Toyota. A fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis e cujas atividades têm início previsto para janeiro de 2016, também recebeu o apoio do órgão. 

O aumento das operações das montadoras no estado também atraiu diversos fornecedores, incluindo estrangeiros, para complementar a cadeia produtiva do setor. A agência contabiliza a chegada de onze empresas que atuam na produção de peças, motores e outros componentes. 

"A Investe SP dá suporte a toda cadeia da indústria automotiva, não importando o porte da empresa ou produto fabricado. A instalação de uma grande montadora muda o destino de uma cidade. Centenas de empregos diretos e indiretos são criados e parte importante deles é gerada pela rede de fornecedores que se instala na região", observa Quirós. 

Além disso, incentivadas pelo Inovar-Auto, que estabelece novos patamares de eficiência energética e conteúdo local, o estado também atrai investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), como o Centro de Pesquisas em Engenharia da PSA Peugeot Citroën e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), anunciado em novembro de 2014 (leia 
aqui).

 

FONTE: AB



Comentários


Nenhum comentário no momento!



Cadastre o seu comentário
 
Titulo:
Nome:
Email:
 
Comentário

(0 / 1000)
Receber comentários por email:
 
 



Voltar

 


RH AUTOMOTIVE
contato@rhautomotive.com.br (11) 2384-1036 | (11) 3777-3906
RH AUTOMOTIVE - todos os direitos reservados | Desenvolvimento